A Confraria da House é uma idéia partida de um grupo de amigos amantes da House Music de Porto Alegre. O lendário Dj Edinei, que trouxe em 1993 a primeira festa de música eletrônica no formato "Rave" para Porto Alegre, o Dj/Produtor "André Sihe", que tem trabalhos fortes de UK Garage e House cultivados no exterior, e fechando a tríade, o iniciante produtor mas já experiênte nos decks Dj Jotta Barcellos.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

FÁBRICA DE VINIL DO BRASIL

por Jotta Barcellos

Hi All!!!
A notícia não é novidade para alguns de nossos leitores,

mas vale a pena deixar uma descrição do serviço
aqui pelo blog.

A única fábrica de vinil do Brasil volta as atividades depois de

ser desativada em 2007, hoje com suas máquinas todas restauradas devido a não mais fabricação das mesmas, prensas, rolos, etc...


Polysom - fábrica de LP´s (discos de vinil) , fica em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, está a frente da empresa o presidente da Deckdisc, João Augusto, que fala para a mídia sobre a previsão: "queremos colocar em produção cerca de 40 mil discos no mês, com a tentativa de estabelecer um preço (custo) até 2 vezes mais barato que no exterior. Assim atendendo ao mercado, gravadoras, selos independentes".

A fábrica vai lançar no mercado a matéria pré-pronta , a finalização dos discos como a capa, a embalagem plástica e até mesmo a venda final, vai ficar por conta das gravadoras. Assim, suprindo a carência dos amantes do disco de vinil!!!


Abaixo, um vídeo do youtube de como estava o estado da fábrica antes de reabrir.



Abaixo uma boa matéria sobre a nova fábrica de vinil, na visão de "Otávio Mesquita", do programa "A Noite é Uma Criança", já encontrável também no youtube.







sexta-feira, 25 de junho de 2010

T.J.M.

por Dj Edinei



T.J.M - 1979 - CasaBlanca Records




Olá galera,
Este álbum liderado pelo Single - DON´T NEED NO MUSIC, que circulou nas cabines de alguns Djs em 1979, quando a disco estava no auge, mas ainda tem a cara da pré-disco "sem apelos".
Esta é uma indicação para um Dj classudo, que realmente conhece Groove...
Alguns anos atrás toquei essa pérola na festa da Confraria do Groove,Zeling Bar, com um vocal maravilhoso que se transforma em uma suíte de enlouquecer qualquer indivíduo de bom gosto.


Arranged By - Arthur Baker , Evan Solot , Jonathan Klein , Terry Gholson
Bass - Jeff Anderson , Jimmy Williams
Conductor - Evan Solot
Drums - Bob Soloff , Keith Benson
Guitar - Andre Carriere* , Jim Anderson (6)
Keyboards - Jonathan Klein , Rollins Ross , Terry Gholson , Tony Carbone
Percussion - C.L. Kelly , Russell Presto , Sa Davis
Producer - Tom Moulton
Vocals - Brotherhood (13)





Em 2004 o Dj Joey Negro colocou sua mão em cima desta track, deixo o video acima do youtube para ilustrar o assunto, o EP pode ser encontrado nas melhores lojas do ramo, Traxsource.com , Junodownloads, Beatport e etc...


Go to Beatport.comGet These TracksAdd This Player






++ INFO
http://www.discogs.com/TJM-TJM/release/1573851
http://www.traxsource.com/index.php?act=show&fc=tpage&cr=titles&cv=284

quinta-feira, 24 de junho de 2010

PURA VIBE

por Jotta Barcellos
Hi All!
Bom...tive o maior prazer em fazer esta matéria, uma entrevista bem descontraída na noite desta quinta-feira, 24 junho, com o amigo e colega aqui na Confraria, "André Sihe". O cara além de Dj/produtor é também um dos poucos divulgadores do UK Garage no Brasil, e abertamente nos conta um pouco como ele conheceu o estilo musical.



A.Sihe...
A noite era fria na cidade de Bagé, interior do estado do rio grande do sul e o ano era 1999, estava trabalhando numa feira de técnologia, quando liguei o Computador para ouvir um som via webradio e me deparei com um som maravilhoso, uma batida quebrada 4x4 com graves e baixos de arrepiar, completamente diferente de tudo que já tinha ouvido com o BPM nos 130 e um lindo vocal.
Eu já tocava House e US Garage, mas nada parecido com aquilo, eu como sou amante de um bom vocal R & B, descobri que o vocal era nada mais nada menos de Craig David cantanto "Re-Rewind" produzido pela dupla Artful Dodger,pensei comigo, que gênero será isso, deve ser coisa de Inglês. Pesquisei outras tracks e vi que era realmente dos londrinos e chamavam de Uk Garage, 2-step, pirei na hora, desde então nunca mais parei de ouvir e de tocar, hoje virei especialista no gênero. Dança & Paz!!!


UK GARAGE - Origens


Uk Garage, também conhecido como UKG é um gênero de música eletrônica provenientes do Reino Unido que surgiu em meados de 1990. UKG é um descendente de House Music que se originou em Chicago e Nova York por Afro americanos, o termo deriva do Paradise Garage em si, mas que tem significados diferentes para tantas pessoas diferentes que, se você está falando de um tempo e lugar específicos, é praticamente insignificante.
A evolução da house music no Reino Unido no final dos anos 1990 levou o termo a ser aplicado a uma nova forma de música também conhecida como Speed Garage ou Uk Garage, este estilo é hoje frequentemente combinada com outras formas de música como hip-hop, rap e R & B, todos amplamente arquivados sob a designação de música urbana.
A pronúncia correta do UK Garage é "Garridge", ao invés da mesma forma como o edifício, embora a pronúncia, garridge; para a construção também é comum no Reino Unido.
UK garage geralmente apresenta um ritmo sincopado distintivo 4x4 com muita percussão, hi-hats e beat-skipping kick drums, uma mistura de Break Beat, Drum n Bass, House, RnB, Hip-Hop.
UK garage foi em grande parte subsumida em outros estilos de música e produção em meados da década de 2000, nomeadamente no âmbito, hip hop e urban music. Ela também gerou várias ramificações,incluindo Grime, Dubstep e Bassline.

E fica a dica do A.Sihe de um top 5 para as pesquisas de vocês.


*8TH NOTE - What's Up Girl - Hype Music
*SOULFUL GROOVES - This World Is A Ghetto (Art-Tee remix) Hype Music
*Detox - More Than Plenty (dub mix) Hype Music
*Lucy Pearl - Don't Mess With My Man (Wookie Remix)
*Mj Cole - Crazy Love - Prolific Recordings







++ INFO:

DJ MAUSE - NEWS!


por André Sihe



Junto com a chegada forte do inverno aqui do RS, traz consigo o novo trabalho do Dj/Produtor "Mause", em entrevista para a Confraria da House, Mause fala um pouco sobre sua nova produção, intitulada "DREAMS", que teve a inspiração vinda da clássica "Love U More" do Sunscreen. Uma track house progressiva para esquentar os ouvidos, junto no EP um remix da dupla Midnight Society para "LNO" lançado pela gravadora americana SoundGroove Records.



Confira o trabalho através do player do Beatport.

Go to Beatport.comGet These TracksAdd This Player



+++ INFO
http://soundgrooverecords.com/wordpress/

quinta-feira, 17 de junho de 2010

MARSHALL JEFFERSON

por Jotta Barcellos

Um dos pioneiros da House em Chicago, Marshall Jefferson teve sua mão em várias das músicas mais influentes no inicio da cena house. Com um ato solo, gravou em 1986 "Move Your Body" sub-intitulado e unanimamente aclamado "The House Music Anthem". Jefferson também ajudou em "record Phuture's Acid Tracks", a primeira e a melhor música Acid House. Mais tarde, em meio a uma onda de registros de ácido "de inspiração", ele se cansou do som e se mudou para uma forma mais espiritual da música, mais tarde chamado de Deep House, junto com Larry Heard, ele se tornou um dos melhores produtores da época.

Jefferson nasceu em Chicago em 1959, filho de um policial e uma professora de escola local. Ouvia hard rock como "Black Sabbath" e "Deep Purple" na década de 1970, ele freqüentou a universidade para estudar contabilidade, mas depois de três anos saiu, para ter um emprego nos correios.
Em 1983, os amigos começaram a levá-lo ao clube de Chicago Music Box,após serem expostos ao estilo influente do dj Ron Hardy , Jefferson logo percebeu que a música house tinha um sentimento real de que, ao contrário do som da disco music comercial que ele estava acostumado a ouvir no rádio. Artistas de house como "Jesse Saunders" e "Jamie Principle", lançaram discos por esse tempo, e Jefferson sentiu a necessidade de começar a gravar também. Ele comprou um sintetizador /sequenciador e passou várias de suas fitas gravadas para Ron Hardy. O lendário DJ gostou do que ouviu e começou a tocar as faixas em seu club, Muzik Box.

Durante o período de dois anos 1985-1986, Marshall Jefferson lançou meia dúzia de hits, seu primeiro single "Go Wild Rhythm Trax", apareceu em "Virgo Records" em 1985. Mais tarde naquele ano, ele produziu junto com seu amigo Sleazy D's " i lost the control", e a trilha que virou o grande boom dos clubs foi "Move Your Body", outro hit introduzido por Hardy, foi lançada uma versão completa pela "Trax Records" em 1986, que imediatamente lançou esta bomba sonora sobre as multidões de Chicago, que logo começou a reconhecer na pista, foi um momento de definição para a "House Music".

Menos de um ano depois de "Move Your Body", no entanto, Chicago foi forçado a reagir a um outro marco importante, o início da "Acid House". O trio conhecido como Phuture (DJ Pierre, Spanky e Herb J) tinha algum material gravado recentemente com o acid squelch de 303synthesizer Roland TB, e com a ajuda Marshall Jefferson, eles entraram em estúdio para gravar uma versão completa. Phuture saiu do estúdio com "Acid Trax", uma das canções mais influentes na história da house. Vários meses depois de seu lançamento, tinha gerado centenas de imitadores e versões como resposta, logo a cena house de Chicago tornou-se inundado com faixas embebidas na reverbs squelchy da "TB-303".
Dada a falta de variedade na cena, Jefferson rapidamente cansado da acid house gravou uma fatia atmosférica de house, inspirada na vibe original que tinha experimentado no Music Box Club anos atrás no início dos anos 80. A faixa, "Open Your Eyes", tomou o seu lugar ao lado de produções contemporâneas de Larry Heard, sinalizou uma nova sensação da música house, nomeado de deep house, para o seu nível de emoção de uma beleza orgânica.


Ao contrário de muitos produtores de House de Chicago, Jefferson conseguiu fazer uma boa vida durante o final dos anos 80 e início dos anos 90, quando a cena club de Chicago emergiu no mundo. Marshall Jefferson teve varias produções não registradas em seu próprio nome, como Hercules "Lost in the Groove", "Jungle Wonz's The Jungle" e Kevin Irvine "Ride the Rhythm" todas se tornoram importantes hits dos clubs. Além disso, ele comandou a cena house com o grupo vocal Ten City a partir de 1988 a 1992, e começou a discotecar em toda a Europa depois de ter sido oferecidos vários lugares de alto nível em 1989. E assim, Jefferson passou a maior parte da década de 1990 com remixing e DJing.


http://www.myspace.com/housemusicgodfather

sexta-feira, 11 de junho de 2010

DIMITRI FROM PARIS

Por Jotta Barcellos




Dimitri from Paris presents
"Get Down With The Philly Sound"


Bom pessoal, eu, estava tranquilamente dando uma banda semana passada no centro de POA, na loja onde ancora nosso amigo Edinei, "LED CDS", dentro da galeria Chaves...Quando sou envenenado pelo som deste novo álbum... trazidos pelas mãos do camarada André Sihe. Eu, como um bom amante da disco music, não poderia deixar esta informação só pra nós!!! Não é???

Saiu em maio de 2010 pela BBE Records, a quinta compilação e uma das mais esperadas do ano pelas mãos de Sr. Dimitri From Paris, Dj Francês, que sabe muito de disco music.
Dimitri from Paris: "Get Down With The Sound of Philadelphia".

Esta compilação contém faixas extraidas diretamente dos rolos originais e entregues nas mãos de Dimitri, que resulta em um trabalho exepcional. Vale a pena conferir este trabalho do francês, para fãs de Disco e House Music.
Assista os vídeos que já estão circulando no youtube, para ilustrar um pouco o que estamos falando. Entrevistas com:

Weldon McDougal (produtor)
Earl Young (baterista fundador do "The Trammps")
Vincent Montana (arranjador vibrafonista)
Bobby Eli (guitarrista Produtor)
Joe Tarsia (engenheiro fundador da Sigma Sound Studios ")
Tom Moulton (mixer Produtor criador do formato de 12 ")



Dimitri from Paris
http://www.myspace.com/djdimitrifromparis
BBE - real music for real people.
http://www.bbemusic.com





domingo, 6 de junho de 2010

SALSOUL RECORDS

Pra quem não sabe, a "Salsoul Records" foi uma das maiores gravadoras de música nas décadas de 70 e 80. Ela foi fundada em 1976 por Joe Bataan (músico nova iorquino) e que durante quase dez anos dominou as paradas de sucesso americana e do mundo!!! Quem não lembra dos grandes sucessos de Jocelyn Brown, Loleatta Holloway, First Choice, Double Exposure e a própria Saulsoul Orchestra liderada pelo grande maestro Vincent Montana?
O primeiro disco lançado pela Saulsoul foi o Double Exposure-Ten Percent em setembro de 76 que logo se tornou um hino das pistas. Eu me lembro muito bem das noites em que a galera ía ao delírio na pista do famoso Studio 54 dançando ao som dessa música.

A Salsoul foi um marco de verdade… Principalmente pela disseminação dos grandes ‘bolachões’ – os 12 polegadas! Todo esse clima só confirmou e ampliou a influência dos DJ’s não somente nas pistas dos grandes clubes e boates, mas também na fusão de estilos! Com o lançamento comercial da ‘extended version’ do TEN PERCENT foi criada esta nova mídia, o single 12 polegadas, pois até então as músicas tinham de 3 à 4 minutos de duração e ainda eram lançadas em discos compacto apesar de já existirem alguns poucos ‘bolachões’ lançados promocionalmente.
Os principais clubs deste momento da Disco Music eram o THE LOFT com o DJ David Mancuso e o THE GALLERY do DJ Nicky Siano.
E no meio de todo esse furacão surgia um dos mais glamurosos clubs de NYC frequentado por celebridades de todas as áreas, o STUDIO 54, por onde passaram DJs como Shep Pettibone, Tony Humphries, John Jellybean Benitez entre outros, e o club que viria para marcar história na cena Underground, o PARADISE GARAGE, embalado pelos lendários sets de um dos mais revolucionários DJs de todos os tempos: Larry Levan.

Quem tiver oportunidade, OUÇA ALGO DA SALSOUL…
Garanto que você vai ter uma ótima noção do que poderíamos chamar de MÚSICA DE QUALIDADE!

VIVA A SALSOUL!







Os créditos desta matéria são de Julinho Mazzei
http://www.julinhomazzei.com

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CAMPEONATO DE DANÇA DA HOUSE MUSIC



HOUSE DANCE INTERNATIONAL - NYC

É o primeiro Festival Urban Dance dedicado exclusivamente á dança da House Music, o evento é realizado em Nova York e conta com competições de dança um-a-um nas categorias de House,
Vogue, Hustle, Experimental, Waacking e coreografias de grupo, bem como workshops, exibições de filmes,
debates e é claro, as festas!!!
















http://www.housedancenyc.com/

MESA PARA DJS SOFISTICADOS

A empresa Alemã "Metrofarm" desenvolve projetos arquitetônicos pra lá de futuristas, peças de design arrojados para algumas outras empresas, dentre elas, a Nike, trabalha com novas texturas em: concreto, madeira especiais e o alumínio.
Um bom exemplo são as mesas, cadeiras, balcões para cozinhas, camas e etc... Até mesmo os Dj´s Desks ( mesas / platafoma DJ ).





METROFARM
Borsigstr. 33
10115 Berlin
Germany

Tel. +49 30 23457753
Fax +49 30 23457755

info@metrofarm.net

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CAFÉ CHAVES

por Jotta Barcellos

O Café Chaves situado na Galeria homônima, no Centro da Capital, muito bem frequentada e recentemente repaginada com novo visual, destaca-se por oferecer variedades de cafés e especialidades da cozinha Argentina como; medialunas e empanadas.
Outras sugestões são:

- Torta de Nozes com Doce de Leite,
- Brownies,
- O Tartelete de Legumes,
- Croissants Doces e Salgados,
- Nhoque da Sorte,
- Petit Gateau,
- Torta de Frango com Aspargos,
- Chester com Tomate Seco.
Também serve Chás, Sucos Naturais e Refrigerantes.


Na parte cultural , o Café Chaves recebe de braços abertos o projeto "Confraria da House",fazendo um mix elegante de gente bonita e uma ótima trilha sonora.


Fotos do Café por Jotta Barcellos
Info.: cafechaves@ig.com.br / 51.3280.1221

GALERIA CHAVES

(Porto Alegre)


Galeria comercial mais tradicional do centro de Porto Alegre, a Galeria fica bem no centro da cidade, na Rua dos Andradas, também conhecida como rua da Praia, no número 1444. Em estilo neo-renascentista e estrutura de concreto armado, a edificação é constituída por porão, térreo, entre-solo ou mezanino e quatro pavimentos na parte superior.

A Galeria Chaves também apresenta um portal de entrada na face de Rua José Montaury, que conduz, através de um longo corredor, ao nível superior da Galeria, junto à Rua dos Andradas, que é iluminada por lustres de ferro, uma clarabóia e vitrais.
O piso é revestido com placas de vidro trabalhado que permitem a iluminação do porão central.

O pavimento térreo é ocupado pela galeria comercial,
por dois elevadores de ferro gradeado, uma escada que conduz
aos pavimentos superiores e outra que leva ao entre-solo,
composto por salas comerciais com aberturas envidraçadas para
a Rua dos Andradas e para a Galeria. Originalmente ocupadas
por consultórios médicos, atualmente abrigam alguns restaurantes.
Os pavimentos superiores, constituídos por apartamentos residenciais,
passaram a abrigar lojas de comércio e serviços especializadas
em artigos musicais.

Fotos da Galeria Chaves por "Jotta Barcellos".

Sorry this site is based on flash shoutcast radio and needs adobe flash 10+ support.
Download Flash here.

Visite!
Visite!
Visite!